quarta-feira, 4 de junho de 2008

Vapor Saldanha Marinho a história.


25 de junho de 1867, o governo de Minas, através do conselheiro Joaquim Saldanha Marinho, firmou contrato com o engenheiro Henrique Dumont, pai de Alberto Santos Dumont - o pai da aviação – para construir um vapor com 25 HP de força. Nascia do “Saldanha Marinho”, de rodas laterais.
Chegou ao porto de Pirapora em 1902 descendo pelo rio das Velhas e foi incorporado ao patrimônio do Estado de Minas Gerais.
Ficou encalhado por muito tempo na foz do rio das Velhas na Barra do Guaicui, e em seguida conduzido para cidade de São Francisco em 1878 e seguindo depois para Pirapora.
Origem - Foi construído na América do Norte, navegou por vários anos no rio Mississipi, depois no rio Amazonas, depois desarmado e transportado em carretas puxadas por bois até os terminais ferroviários até chegar a Sabará, presumivelmente em 1852.
Inaugurado em 1871 pelo imperador Dom Pedro II, foi lançado nas águas do rio das Velhas em grande festa. Desceu o rio das Velhas até o São Francisco, atracando na cidade de São Francisco onde permaneceu por longos anos aos cuidados da Câmara Municipal da cidade.
Durante vários anos, navegou de Pirapora a Juazeiro, tinha o apito rouco e estridente, que atraia os moradores ribeirinhos as margens do rio para vê-lo passar com suas duas rodas laterais.
A capacidade de carga do Saldanha Marinho era de 6 toneladas e de 12 passageiros

Nenhum comentário: