sábado, 28 de junho de 2008

Antiga Estação Ferroviária

Acima, em frente à plataforma da estação de Juazeiro, o trem de passageiros, ainda numa época de longas composições, espera. Bons tempos, esses de 1956 (Foto Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. V, 1960, p. 564).


HISTORICO DA LINHA: A linha que ligou efetivamente a estação de São Francisco, em Alagoinhas, ao rio São Francisco, em Juazeiro, foi aberta entre 1880 e 1896 pelo Governo brasileiro, que deu a concessão a, segundo algumas fontes, Miguel Argolo. Em bitola métrica, seus trens partiam da estação de São Francisco, onde chegava uma linha em bitola larga (1m60), a E. F. Bahia ao São Francisco. Em 1911, essa linha teve a bitola reduzida e as duas linhas foram unidas sob a concessão dos franceses da Cia. Chemins de Fer Federaux du L'Est Brésilien. Em 1935, tudo virou parte da VFFLB, estatal, e a linha passou a se chamar Linha Centro. Em 1957, foi uma das formadoras da RFFSA. Em 1975, deixou de existir o nome VFFLB. Ainda circulavam trens de passageiros entre Alagoinhas e Senhor do Bonfim até 1989. Em 1996, passou a ser concessão da Ferrovia Centro-Atlântica.

A ESTAÇÃO: A estação de Juazeiro foi inaugurada em 1896. Até 1923, foi ponta de linha. Nesse ano, foi inaugurado o primeiro trecho a partir de Petrolina da E. F. Petrolina a Teresina, mais tarde incorporada à VFFLB. Porém, ponte, ali, só no final dos anos 1960. Quem descesse em Juazeiro e quisesse continuar até Paulistana, no Piauí, teria de tomar o barco e outro trem do outro lado do rio - pois até Teresina a ferrovia jamais chegou. A estação, de interesse histórico por ter sido edificada no final do século 19, está hoje (2004) totalmente abandonada, e é composta por dois prédios em avançado estado de deterioração, que se agravou depois do fechamento da estação pela RFFSA no final do século 20. As portas estão destruídas, o reboco danificado com tijolos expostos, o telhado de telhas francesas foi substituído por folhas de latão. Uma parede lateral foi derrubada para permitir a entrada de uma máquina pesada, por trilhos, no interior do prédio, que, aliás, ainda permanece lá dentro. As linhas férreas que a ladeiam são utilizadas para a passagem de trens cargueiros. A estação, localizada no bairro do Piranga, na verdade, somente pode ser alcançada por um desvio que hoje segue para o porto fluvial, já que a linha principal, com a construção da ponte sobre o rio São Francisco, levou a linha para outro local não muito distante. Por isso construiu-se uma estação nova na nova linha (Juazeiro-nova). Em 1969, já se falava na demolição da estação velha, o que não se concretizou, mas havia até verba da RFFSA para tal. Em 1984, ainda estavam as duas por ali... trens de passageiros, ali, já não chegavam mais. As duas estações, a velha e a nova, ficam próximas ao início da rampa de acesso à ponte, a cerca de um quilômetro do centro da cidade (que é na margem do rio).
Existe um projeto para transformar a estação antiga em um ponto turístico, com quiosques, área de lazer e afins, mas por enquanto falta verba para realização do projeto.













Um comentário:

oblogdejua disse...

É uma pena que uma área como essa da estação esteja totalmente abandonada e servindo de escondirijo para marginais e viciados, seria mais um espeço agradável para as famílias juazeirenses, é uma vergonha !!